Criatividade e Marketing

Criatividade e Marketing

A criatividade não é apenas uma capacidade desejável por profissionais como designers ou publicitários. Em todas as áreas há uma procura constante por inovação que vai da criação de novos modelos de negócio à melhoria em processos produtivos.

Esta situação deve-se a um consumidor que está mais exigente, que já não aceita a comunicação de mercados saturados e de empresas que oferecem menos por mais. Quem já entendeu a forma de estar deste consumidor está constantemente a explorar possibilidades para o seu produto e experiência de compra (do consumidor).

Apesar de todo este cenário, dificilmente encontramos uma loja com um ambiente realmente inovador, um produto com uma proposta diferenciada ou uma campanha que não seja mais do mesmo.

Formule melhor o problema

Se está com dificuldades em encontrar boas respostas e soluções para algum problema, provavelmente não deve ter criado os melhores cenários para o mesmo.

Formule perguntas desafiadoras, que abram o leque de soluções e possibilidades. As perguntas devem ser reflexivas, promover a investigação e dar origem a outras questões.

Não faça pré julgamentos

Pode ter o conhecimento e habilidade para realizar determinado “projeto criativo”, mas nada disso servirá se não tiver convicção de que pode realizá-lo. O medo é um dos principais obstáculos à inovação, ele pode bloqueá-lo e fazê-lo não sair do lugar.

O medo de falhar decorre principalmente do nosso “modelo de educação”, onde a primeira resposta deve ser a certa, sem que haja pelo menos a possibilidade de uma diferente interpretação.

Assumir a criatividade como um estilo de vida

A sua criatividade deve ser exercitada todos os dias. Não se fique pela rotina do quotidiano. Seja curioso, confronte desafios, procure novas formas de realizar as tarefas do quotidiano, seja flexível e não deixe que pré-conceitos o atrapalhem

Manter a mente aberta durante o dia poderá trazer ótimos “resultados criativos”.

Além das dicas citadas acima, sugere-se uma prática que pode ajudar a ser mais criativo e potencializar o senso analítico: explore as diversas situações do seu dia, olhe-se com outros olhos e e deixe a sua criatividade ter a dimensão que necessita para desenvolver os seus projetos.